A entidade conta com serviços remunerados de: coordenadora geral, coordenadora técnica, assistente social, psicóloga, recepcionista, monitora, cuidadoras, faxineiras, lavanderia e ajudante geral.

Temos voluntariados atualmente nas áreas de: estimulação precoce, psicologia, saúde, reforço escolar, recreação, ortodontia, ortodontista, professores de língua estrangeira, fonoaudiologia, fisioterapeuta e professora de dança.

Nosso Objetivo

Promover o acolhimento, preservando os vínculos familiares, sociais, comunitários, através do exercício da cidadania, seja ela na família de origem ou substituta, oferecendo ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças ou adolescentes, como atendimento e acompanhamento médico, odontológico e psicológico, atividades pedagógicas, oficinas criativas, recreação, lazer, educação, escolaridade, tratamento especializado as crianças com necessidade especiais.

Desenvolver programação própria e através de convênios com entidades públicas e particulares, em todos os setores, visando à manutenção da entidade e levar a comunidade conhecimento acerca da realidade da entidade, visando a cooperação e integração com a entidade.

Participação efetiva no Grupo de Apoio a Adoção de São Bernardo do Campo, objetivando a capacitação de casais para adoção, principalmente a adoção tardia, inter-racial e grupos de irmãos, promovendo também campanhas de estímulo a adoção.

Atividades Pedagógicas e Recreativas

Propiciar o aumento da oportunidade de participação e integração das crianças ou adolescentes e funcionários através de desenvolvimento e treinamento.

• Frequência em ensino regular público (acima de 03 anos).
  • Acompanhamento escolar na entidade, através de educadora social, com reforço escolar e atividade pedagógicas e recreativas dentro de cada faixa etária.
  • Encaminhamento de crianças a escola especial.

Atividades Psico-Sociais

Serviço Social e Psicologia

Atendimento e acompanhamento social as crianças, famílias e responsáveis, comunicado as Varas da Infância e Juventude, entrosamento com escolas e tudo que se refere ao bem estar da criança ou adolescente. Participação nos cursos de capacitação profissional.

Acompanhamento de casais e/ou pessoas solteiras durante o período de adoção (aproximação com a criança abrigada) bem como o desabrigamento de crianças.

• Encaminhar a Rede de Proteção às famílias de crianças, cuja demanda não se enquadre dentro do perfil de atendimento da entidade.
  • Preparação da criança para inserção em lar substituto, quando esgotados as condições de retorno familiar, com atendimento e acompanhamento social e psicológico.
  • Encaminhamento de casos a entidades ou recursos da Rede que melhor atendam sua realidade, desde que esgotados os recursos existentes na entidade.
  • Entrosamento com as entidades da Rede de Proteção e Conselho de Assistência e Direitos da Criança e Adolescente.
  • Acompanhamento e atendimento social e psicológico as crianças e famílias buscando a reintegração com a família de origem ou família substituta.
  • Avaliações psicológicas e atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo a crianças, famílias e funcionários.
  • Assessoria psicológica ao contexto institucional.
  • Encaminhamentos, quando necessário para os cuidados da saúde mental.
  • Entrevista psicológica para seleção de funcionários e voluntários.

Bazar

Nosso Bazar permanente, oferece uma variedade de artigos como roupas, calçados, brinquedos, e outros produtos. Os produtos são doados pela comunidade, por lojistas, voluntários, onde são aproveitados por nossas crianças, os produtos que não são utilizados são vendidos e a renda das vendas auxilia financeiramente a Instituição.